17 de julho de 2009

Sentidos


Tenho o olfato poderoso! Funciona que é uma beleza! Geralmente, sinto cheiros (bons e ruins) antes de todo mundo. Sei, inclusive, que posso separar roupas pelo cheiro que as pessoas mais queridas deixam nelas! O paladar e o tato também estão em perfeito funcionamento, e a audição, que já ouviu de tudo, está um pouco mais seletiva!Dos sentidos, o problema é a visão!

Nem sei se ter olho pequeno complica...mas o fato, é que, até o mês passado, enxergava mal de longe! De muito longe. Agora, tenho a impressão de que a distância em quase nada interfere. Em letras graúdas, tipo outdoor, só leio a uma distância de poucos metros. Se estiver dirigindo, por exemplo, e tirar os óculos, não consigo identificar a placa do carro que está a cinco metros na minha frente, parado! Mas, a cinqüenta centímetros leio quase tudo! Quase! Acabei de testar, a bula da caixa de medicamentos, não dá.

Neste exato momento, por exemplo, estou escrevendo sem usar óculos e o fundo branco da página, no Word, parece ter milhares de pequenos pontos cinza dançando entre as palavras que escrevo em fonte Times, tamanho 14 (menos que isso, até dá! Mas fica difícil, pois, com esse tamanho são as letras que dançam...e cada uma num ritmo diferente!).

O oftalmologista, Fulano Alguma Coisa Prazeres (só me lembro do último sobrenome, foi por conta dele, que escolhi o médico!), disse está tudo bem! Que não há acréscimo de graus das lentes ou qualquer outro tipo de alteração. O jeito é acreditar! Ah! E uso óculos mesmo! Tive alergia de lentes de contato. Experimentei três marcas diferentes...desisti.


SEM SENTIDO


O chato é que além de ver mal, estou perdendo a fluência na leitura, sem contar a péssima mania de só passar os olhos em jornais, revistas, títulos de livros. E com esse processo de “leitura dinâmica” ...dinâmica demais, só tenho me confundido! (Seguem, abaixo, algumas leituras equivocadas – não consigo me lembrar de todas). O legal é ler errado, imaginar.... e só aí, perceber que tem algo que não encaixa.

Manchete: Detido casal que deixou crianças e bebê sozinhos
O que li: Deitado casal que deixou....

Manchete: Jorginho teme janela: "Tem gente jogando demais no Palmeiras"
O que li: Jorginho treme na janela:...

Manchete: Mulheres roubam cofre em apartamento
O que li: Mulheres roubam corte em apartamento....(aff)

Manchete: Filho de Sarney é indiciado pela PF por três crimes
O que li: Falha de Sarney é indicada pela PF por três crimes (ããããã?!)

Manchete: Morre a mulher que teve gêmeos aos 67 anos
O que li: Morre a mulher que teve gêmeos de 67 anos ( Vixe! Tinha que morrer mesmo, coitada!!)

Manchete: SP quer formar 100 mil técnicos de enfermagem

O que li: SP quer fumar 100 mil......

Manchete: Grupo Oi dá mais um passo em simplificação societária

O que li: Grupo Oi dá mais um passo em simplificação soviética

Manchete: Derrota do rival - Cruzeiro é festa para atleticanos

O que li: Derrota do Rivaldo - Cruzeiro é festa para atleticanos


E o escorregão...


Manchete: Bento XVI quebra punho após cair no banheiro e é operado
O que li: Bento XVI quebra punho após cair no banheiro pelado

8 comentários:

  1. Sem querer ofender... me lembrou a "velhinha surda" de A praça é nossa!!!
    Adorei a criatividade com as notícias atuais!
    Pode começar a pensar em escrever textos para programas de humor. O Falabela já está ficando velho, né? Olha outra chance aí...
    Fiquei com saudades das nossas conversas jogadas fora.Você contando as mineirices da Naiara...histórias...sorrisos fáceis...
    Ô trem bão gente!!!
    Terá em mim uma leitora assídua. Continue.
    Beijos. DIVINA

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, não tem lógica! Bom demais!

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu sofro do mesmo problema. Ler tp é um inferno! Já li órgãos em vez de grãos...kkk Não consegui mais colocar a lente...Só pus um dia e ainda ardeu...Mas é que nem consigo encaixar aquilo no olho...Mereço! Além da miopia, ainda tem o problema da falta de coordenação motora...

    ResponderExcluir
  4. Veruska, eu quase gosto que vc seja "curta da vista": de que outra forma ia escrever um texto tão espirituoso?

    ResponderExcluir